www.ViagensdeMotorHome.com.br

Todos os direitos reservados -2018

Ênio & Maria Teresa

De Chapada dos Guimarães a Poconé(MT) são 140 km. A cidade é pequena mas tem vários hotéis e pousadas simples que atende aos turistas de forma satisfatória e a preços dentro do mercado. Em época de temporada é interessante fazer uma reserva antes. No ano de 2000 a UNESCO declarou o Pantanal como" Patrimônio Mundial Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera" Neste mesmo ano a rodovia" Transpantaneira" de Poconé a Porto Jofre foi decretada" Estrada Parque".

O Pantanal é uma planície com uma área de 230 mil km quadrados,considerada a maior planície inundável do mundo. A região abriga 670 espécies de pássaros catalogados, mamíferos, repteis e peixes.Para conhecer o Pantanal você poderá contratar um guia na cidade; se estiver hospedado em hotéis ou pousadas eles indicarão o seu próprio guia. Em Cuiabá poderá contratar uma empresa de turismo com o pacote completo. Nós optamos para irmos sozinhos sem guia, para isso é só ir pela Estrada Parque que é de terra.De março a setembro você verá os animais ao longo da estrada. A Estrada Parque é de Poconé a Porto Jofre, sendo 150 km de terra com 134 pontes( carros grandes não passam nas pontes). Ao longo da estrada até o Km 42 vimos toda as espécies de repteis , pássaros e mamíferos. As águas já estavam bem baixas e os jacarés, as dezenas, ficavam à beira das lagoas. Os tuiuius (ave símbolo do Pantanal) com suas asas enormes sobrevoam as lagoas para pegar os peixes que já começam a ficar sem oxigênio. As cabeças secas, colhereiras, arara azul, tucanos, capivaras, cervos, coatis, macacos e centenas de jacarés todos ao redor das lagoas tentando a melhor refeição.

A Transpantaneira foi construída em 1977 com o objetivo de ligar Poconé a cidade de Corumbá. Com a divisão do Estado, Mato Grosso não quis continuar o projeto já que Corumbá ficou no Mato Grosso do Sul mas os fazendeiros da região se beneficiaram e abriram suas fazendas ao turismo.As pousadas ao longo da Estrada Parque fazem suas reservas antecipadas e em euros porque a maior parte dos turistas são Europeus. Na cidade de Poconé as pousadas e hotéis estão mais de acordo com o bolso do brasileiro. Se não for hospedar-se em nenhuma pousada ao longo da estrada Parque poderá almoçar na pousada Rio Claro que fica no km 42 da estrada Parque, eles aceitam a reserva apenas para almoçar.

Até o km 42 vimos muitos bichos; fomos até Porto Jofre mas não valeu a pena, não vimos muitos animais como tínhamos visto antes e como não íamos pescar não foi interessante.

Voltamos para Poconé e dormimos no hotel Canoas. O hotel tem um barco com guia para passeios, também tem barco hotel para passeios e hospedagem. No outro dia fomos a Porto Cercado que fica a 40 km de Poconé,(estrada de asfalto)que tem um Borboletário e um museu interativo sobre o Pantanal muito interessante,maravilhoso mesmo.O Borboletário e o museu estão dentro da pousada do SESC Pantanal. Pelo lado do Mato Grosso podemos conhecer o Pantanal de várias cidades como Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres mas sem dúvida qualquer cidade que escolher ficará maravilhado com a beleza da natureza. Nossos amigos que nos acompanharam ficaram maravilhados com o passeio, como nós.

Data da Ida: 05/08/16
Data da Volta: 06/08/16
Distância - 170 km 
Estradas - MT 251 /070 e transpantaneira.
Cidades - Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Várzea Grande e Poconé.