www.ViagensdeMotorHome.com.br

Todos os direitos reservados -2018

Ênio & Maria Teresa

Chapada dos Guimarães( MT) a Santa Helena(PR)

Iniciamos nossa viagem ao Paraná no dia 25/03/2015 e dormimos em Campo Grande (MS) em um posto da BR163 da rede Taurus. Nos próximos dois dias permanecemos na cidade onde trocamos 2 (dois) pneus. Chegamos a Santa Helena (PR) no dia 28 de março, onde estava acontecendo “O Encontro Nacional de Campistas”. Recebemos o nº 170 que significa que já estavam estacionados 169 motorHomes no Balneário onde se realizava o evento. Todos os anos o grupo “Estradeiros do Paraná” realiza e administra o evento, estavam comemorando nesta data, 25 anos do grupo. Assim recebemos toda a programação e nos instalamos. 

Além da confraternização , com os sócios e não sócios, as montadoras expõem suas novas criações e também, os participantes que queiram trocar seus carros colocam a venda, o seu usado. A programação oficial foi de 30/03 a 05/04 com caminhadas e alongamentos, Bufett, Boatinha com DJ, aprendizagem de artesanato, ida ao Paraguai ( não foi muito atraente pelo preço do dólar), almoço de Páscoa, café colonial e no dia 04, apresentação do Moacir Franco. Conhecemos a Betty e o Carlão de Curitiba (PR); Roberto e Cristina de Santo André (SP);Amilton e Adelaide de Cafelândia(PR), Nilo e Luiz de Uberlândia, enfim não conseguirei nomear todos mas foi muito importante reencontrarmos algumas pessoas e conhecermos outras. Verdadeiro espírito de campista, fazer amizades.

Santa Helena(PR) a Curitiba(PR)

Saímos no dia 05/04 do Balneário de Santa Helena em direção a Curitiba. Passamos por Nova Laranjeiras onde tem uma reserva indígena que expõe seus artesanatos em barraquinhas na rodovia e até em Curitiba. Dormimos em Guarapuava. A BR 277 está muito bem conservada e entre Santa Helena e Curitiba pagamos 8 (oito) pedágios.

Já em Curitiba (06/04) fomos direto para a oficina “Só Trailers” que fazem manutenção em MH e Trailers. Vamos trocar a antena e tirar o inversor de lugar e por mais perto das baterias e outros pequenos reparos. Ficamos sabendo desta oficina no encontro em Santa Helena, a Eliane Morrosco me passou o endereço. O endereço da oficina é na rua Domingos Fernandes Maia nº 617 Bairro Alto Curitiba PR. Depois de todos os reparos fomos para o Camping que pertence ao mesmo dono da oficina e está localizado na rua detrás da Oficina rua Dr. Eduardo Mendes Gonçalves nº 15.Na sexta-feira dia 10/04 fomos conhecer os pontos turísticos de Curitiba com o ônibus turístico, é uma forma de conhecer alguns pontos da capital mais rapidamente.

Na Praça Tiradentes você compra o passaporte, primeira saída às 9h e a cada 30 minutos haverá outras saídas. Última às 17h30. Durante o passeio você conhecerá 25 lugares, (Jardim Botânico, Museu Ferroviário, Museu Oscar Niemeyer e outros) poderá descer em 4(a sua escolha) para conhecer melhor, na próxima parada, a cada 30 minutos, sobe no bus novamente e continua a percorrer a cidade. O preço do pacote é de 35 reais por pessoa. Voltamos para o Camping às 17h e o Carlão e a Bety estavam nos esperando para passearmos no sábado e domingo. Também estavam Eduardo e Estelita que querem comprar um MH e foi conhecer alguns, na oficina e no camping. Trocamos muitas informações e o Eduardo nos convidou para irmos no sábado a Balsa Nova no seu Hangar para fazermos um voo panorâmico. No outro dia de manhã, Carlão e Bety passaram e fomos os 4 para fazermos o voo. Foi emocionante, tirei muitas fotos de Curitiba, Balsa Nova e Vale do Purunã.

No domingo (dia12), pela estrada da Graciosa, (segundo a revista 4 rodas está entre as 10 estradas mais bonitas do Brasil)fomos a Morretes e Antonina em companhia da Bety e Carlão. Adoramos a companhia e o passeio. Na segunda – feira, lavamos roupas e deixamos o nosso MH na casa da Bety e Carlão para irmos para Ilha do Mel com nossa moto. Fomos até Pontal do Paraná, uns 110 km de Curitiba, deixamos a moto no estacionamento da Pousada que vamos ficar na Ilha e pegamos o Barco para fazermos a travessia (uns 25minutos). A Ilha é muito bonita, mas a limpeza das praias não são boas. Por ser uma área de preservação ambiental esperava mais. Infelizmente, no Brasil muitos pontos turísticos não são bem conservados. Para conhecer a Ilha poderá contratar um barco que te deixará em um ponto e voltará para te buscar depois ou caminhando. Mesmo que contratar um barco, a caminhada faz parte do passeio. Retornamos à Curitiba e seguimos a viagem para Goiás.

Curitiba(PR) a Mineiros(GO)

Despedimos dos amigos e seguimos para Ponta Grossa no Paraná, dormimos no Posto Locatelli, onde trocamos o óleo do motor e filtros de ar e combustível. De Ponta Grossa fomos dormir em Casa Verde (Nova Andradina (MS)) posto muito bom na BR 267 km125 Comércio combustíveis Ltda. Dentro do Paraná pagamos mais 5 pedágios depois que saímos de Curitiba. No outro dia de manhã soltou um mangueira do motor e a viagem atrasou.

Consertamos o problema e fomos até São Gabriel do Oeste (MS), dormimos em um posto Ipiranga Rodo Rede San Martim II, muito bom. Seguimos, e, em Coxim seguimos para Alcinópolis, Placa de Mineiros todas MS, antes não tinha asfalto, agora todas as estradas estão asfaltadas e chega-se a um triângulo que temos MS, MT, GO, onde, tem posto de fiscalização e à direita, seguimos para Goiás. A estrada passa ao lado do Parque Nacional das Emas e acaba dentro de Mineiros GO.

Mineiros(GO) a Chapada dos Guimarães(MT)

No dia 27/04/15 em casa novamente. Percorremos 4114 km, gastamos 880 litros de diesel e 243 reais de pedágio.

Roteiro da Ida


Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Jucimeira, Rondonópolis (principais cidades) | Estradas: MT 251, BR 070 e BR 364

Mato Grosso do Sul: Sonora, Coxim, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Mundo Novo (principais cidades) | Estradas: BR 163

Paraná: Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Helena (principais cidades) | Estradas: BR277, PR 467 e 495.

Paraná: Parte II (Santa Helena a Curitiba) - Santa Helena, Missal, Medianeira, Cascavel, Guarapuava, Irati, Palmeira, Balsa Nova, Campo Largo, Curitiba, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná e Ilha do Mel | Estradas: BR 277, Br 116 e PR 410

 

 
Roteiro da Volta 

Paraná: Ilha do Mel, Pontal do Paraná , Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Maringá, Nova Londrina | Estradas: BR 277, BR 376.

Mato Grosso do Sul: Rosana, Porto Primavera, Nova Andradina, Casa Verde, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Coxim, Silviolândia, Alcinópolis, Placa de Mineiros | Estradas: MS 395, BR267, BR163, MS 341.

Goiás: Mineiros, Santa Rita do Araguaia | Estradas: GO 341, BR364.

Mato Grosso: Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Juscimeira, Jaciara, Campo Verde, Chapada dos Guimarães | Estradas: BR 364, BR 070, MT 251.