www.ViagensdeMotorHome.com.br

Todos os direitos reservados -2018

Ênio & Maria Teresa

De Chapada dos Guimarães (MT) a Ubatuba (SP), percorremos cerca de 1800 km para Chegarmos a Ubatuba. Na volta fizemos o mesmo trajeto. Nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul não pagamos pedágio. No Estado de São Paulo depois de São José do Rio Preto quando se entra na Washington Luís inicia a cobrança dos pedágios (vale a pena pagar, estradas ótimas). Da Washington Luiz, entramos na D. Pedro, Carvalho Pinto , Tamoios (toda duplicada e ainda não estão cobrando o pedágio) , BR 101 ou Rio/Santos. O preço dos pedágios é diferente em cada praça; Total de 11 pedágios.

Ubatuba tem cerca de 100 km de orla marítima quase intocadas, 80% de Mata Atlântica dentro do município está bem preservada. Praias belíssimas e limpas. Algumas só de barco para conseguir desfrutar de suas belezas naturais. A praia escolhida foi das Toninhas, boa praia com um estacionamento bem grande que aceita motorhome, com água e luz e um ponto para tirar o esgoto. O estacionamento da Izildinha é bem arborizado e está na praia. O estacionamento está uns 4 km do centro de Ubatuba, onde podemos visitar o projeto Tamar, Aquário e lojas de artesanato. Do centro também saem os passeios para praias e Ilhas da orla de Ubatuba. Conhecemos indo na direção norte, de carro até Paraty já no Estado do Rio de Janeiro as seguintes praias: Toninhas, Grande, Tenório, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix, Prumirim, Ubatumirim, Fazenda ( núcleo Picinguaba), cachoeira da divisa, trindade e Paraty.

Na direção do sul: praia da Sununga , do Lázaro, Domingas Dias, Palmira ou fantasma, Barra, Dura, prainha da praia Dura, Brava da Vermelha, Vermelha ou arquitetos, prainha da Vermelha, do Costa, Brava da Fortaleza, Fortaleza. Essas praias do sul, saída de barco pela praia do Lázaro.A praia Fortaleza tem um aquário natural,lindo.Ficamos nadando e mais tarde o barco veio nos buscar.

Na praia das Toninhas, no verão, os golfinhos aparecem nas proximidades. Tem hotéis, pousadas e casas para alugar nesta praia. O canto esquerdo da praia é mais agitado e do lado direito melhor para banho. Entre a praia das Toninhas e Grande tem um Mirante que possibilita a visão de quase toda a orla. A praia do Tenório fica dentro de um condomínio, tem quiosques e árvores ao longo da praia. O mar é agitado e tem correnteza. A praia é linda mas , perigosa para banho. Vermelha do centro mais utilizada para o surf. Cedro ou do centro, águas transparentes, é procurada pelos mergulhadores. O acesso pode ser de barco que sai da praia de Itaguá ou pela vermelha por uma trilha de mais ou menos trinta minutos. Há também um caminho mais curto, mais íngreme a partir do farol da Ponta Grossa.

As praias de Itaguá, Cruzeiro ou Iperoigue não são próprias para banho, mas tem ciclovia, jardins e muitas pousadas, restaurantes, comércio, etc. A praia Vermelha do Norte é para surfistas, fica na rodovia e o acesso é fácil, também tem quiosques e música eletrônica e pop rock.

Itamambuca, palco das competições do campeonato de surf, nacionais e internacionais. Tem acesso por um condomínio, camping para motorhomes, onde alguns são mensalistas. O rio Itamambuca deságua no mar e para ir à praia pelo camping tem de atravessar o rio em uma balsa e caminhar pela mata até chegar à praia.

Praia do Felix, aguas calmas e transparentes, muito limpa e arborizada.

Praia do Prumirim da rodovia você vê a cachoeira do Prumirim que forma um rio . O caminho é estreito, mas da para ver a cachoeira.

Ubatumirim tem uma faixa de areia bem dura, é boa para corridas e caminhas, o mar é claro e límpido.

Praia da Fazenda toda rodeada pela mata atlântica e manguezais, abriga a sede do Parque Estadual de Picinguaba.

Entre Ubatuba e Parati tem uma cachoeira perto da pista com fácil acesso para banho. Já do lado do Estado do Rio de Janeiro tem uma antiga Vila de pescadores” Trindade” tem praias lindas e limpas.

Paraty é uma cidade histórica bem conservada, o centro pode ser percorrida por charretes ou a pé. Na área de Paraty temos o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a área de proteção ambiental do Caiuruçu onde esta a vila de Trindade, a reserva de Joatinga e faz limite com o Parque Estadual da serra do mar. Uma maravilha do Brasil.

Mato Grosso:  saindo de Chapada dos Guimarães, passamos por Campo Verde, Don Aquino, Rondonópolis, Alto Araguaia.

Goiás: Mineiros, Serranópolis, Aporé .

Mato Grosso do Sul: Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado.

São Paulo: Santa fé do Sul, São Jose do Rio Preto, Araraquara, Campinas, Jacareí, São José dos Campos, Paraibuna, Caraguatatuba, Ubatuba.