www.ViagensdeMotorHome.com.br

Todos os direitos reservados -2018

Ênio & Maria Teresa

São Paulo

Partimos de Ilha Solteira (SP) no dia 04/06/2010, demos um olá para tia e primos na cidade de Araraquara.

Minas Gerais

No dia 07 saímos em direção a Andradas (MG), fizemos “Caminho Gerais”. As cidades de Andradas, Santa Rita de Caldas, Pouso Alegre, e Lavras estão neste roteiro. Dormimos em Lavras num posto de combustível. De Lavras fomos a São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Belo horizonte, Sabará, João Molevade. No Estado de Minas Gerais fizemos o turismo religioso, conhecemos as igrejas mais famosas e as que permitiam a entrada, muitas estavam sendo restauradas. O Brasil tem um grande patrimônio histórico e deixam acabar para depois restaurar; as Igrejas que são tombadas pelo Patrimônio Histórico deveriam ser vistoriadas sempre para não chegarem a ser interditadas como vimos algumas.Também, percebi que as próprias cidades não investem tanto neste tipo de turismo, deixam para as Igrejas, mas seria interessante que juntos conservassem essa beleza que são as Igrejas de Minas Gerais.Conhecemos “O caminho Das Gerais”, “Círculo das Águas” e “Estrada Real”. As obras de Aleijadinho são a riqueza do Estado e do País. Como são cidades muito antigas as ruas são estreitas, muitas ladeiras mas usamos a moto mesmo assim e o motorhome era deixado em estacionamentos que eram seguros. Belo Horizonte é uma beleza à parte também conhecemos seus pontos turísticos e no dia 14 de Junho fomos para Guarapari (ES) utilizamos a BR 262 e a 101. Algumas estradas de Minas estavam bem conservadas e outras em manutenção.

Espírito Santo

Em Guarapari (ES) estacionamos na praia de Santa Mônica onde fica a Pousada Camping Costa Mares. Como chovia muito nos dias que ficamos no Espírito Santo não conhecemos muita coisa apenas Guarapari e Vila Velha (ES) com suas praias lindas, o mar estava com muita ressaca. Conhecemos Vitória e seus pontos turísticos, uma bela cidade, ilha do Boi, do Frade, porto de Tubarão ( o passeio em Vitória foi sem fotos esqueci a máquina). De Vitória fomos para Linhares conhecer a lagoa Juparanã que tem 90 km de perímetro, praias límpidas e belíssimas. É a segunda maior lagoa do Brasil em volume de água e tem mais de 40 praias.

Bahia

No dia 17 de junho saímos para conhecer Porto Seguro (BA) dormimos em Itabela, num posto de combustível da rede flecha que tinha até lavanderia, assim aproveitamos e pedimos para lavar as nossas roupas ele entregam tudo embalado e bem passado. Em Porto Seguro ficamos na Pousada Camping Mundaí. Neste camping tinha mais de 20 motorhomes e conhecemos pessoas muito simpáticas e que nos deram muitas dicas de lugares ótimos. Rudolf e Alda nos mostraram fotos e nos indicaram lugares e praias para passarmos. Conhecemos Renato e Sara que também estão fazendo quase o mesmo trajeto que íamos fazer e acabamos seguindo juntos, depois como eles gostavam de ficar nos campings do CCB e a maioria estão em péssima condições, acabamos nos separando. Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Santa Cruz da Calábria, Prado enfim toda a região à beira mar tem praias lindas e muito frequentadas. Conhecemos o Museu do Descobrimento, igrejas, praias enfim o que conseguimos. Em Arraial d’Ajuda conhecemos Lena Guimarães, uma escritora de livros infantis e temos contato pela internet até hoje.Os responsáveis pela Pousada camping,organizaram uma festa junina com todas as condições para assistirmos ao jogo do Brasil e Costa do Marfim regado com muito acarajé. No dia 21 de Junho continuamos a viagem e fomos conhecer Canavieiras, atravessamos o rio Jequetinhonha na altura de Itapebi (BA) e como em Canasvieiras não tem camping ficamos no quintal da Pousada Costa Verde que nos recebeu e cedeu luz e água. A cidade faz parte do ciclo do ouro negro. Na fazenda cubículo, segundo o folder que conseguimos nas informações turísticas,foi plantado o primeiro pé de café em 1718. O ano de 1700 é considerado o início do povoado que pertencia a capitânia de São Jorge de Ilhéus nome original; Os Vieiras começaram a plantar cana e o nome foi mudado para Canavieiras. Conhecemos o centro histórico o que restou do antigo porto, praias como Atalaia que agora tem ponte nova não precisa mais utilizar barco, praia da Costa e outras. Seguindo conhecemos Comandatuba (BA) e para irmos até a Ilha tivemos que atravessar de barco, tudo muito bonito. Em Olivença ficamos Na Pousada Camping STAC, conhecemos Ilhéus com seus pontos turísticos tão famosos. Continuando Itacaré, Garcias com um mirante que dá para ficar maravilhado com a vista da Baia de Marau, chegamos a Valença e ficamos no Camping do Sesi. Conhecemos Valença, seu ponto alto mesmo é a hidrovia para as ilhas vizinhas principalmente Morro de São Paulo, Ilha Tinharé,Cairú, Mar Bravo e outros. Escolhemos um barco rápido e fomos conhecer Morro de São Paulo. Continuamos e fomos a Itaparica, tão famosa, uma decepção tudo muito degradado, os prédios históricos, vindo a baixo.

Atravessamos para Salvador no Ferry Boat Maria Betânia, conseguimos um guia em Itaparica que nos levou nos principais pontos turísticos de Salvador, Pelourinho, elevador Lacerda e outros. Salvador como outros lugares históricos, não estão conservados muita sujeira e prédios aos pedaços com algumas exceções, igreja do Bonfim, Pelourinho foi uma grande decepção conhecer Salvador. Hoje já é 1º de julho e estamos em praia do Forte, as praias de Salvador e entorno são muito bonitas e a praia do Forte é maravilhosa. Renato e Sara seguiram para Aracajú e nós estamos indo mais devagar para conhecermos mais praias. Estamos viajando pela Costa do Mar às vezes a água do mar está bem próximo da pista. Ficamos em Porto Sauípe para conhecermos a região que é muito bonita ficamos na Pousada Vila dos Coqueiros. Seu Jonas (o dono da pousada) nos forneceu água e Luz e conhecemos sua sobrinha com o marido Luciano que gostam de conhecer lugares também e nos deu várias dicas de lugares maravilhosos. Pessoas hospitaleiras, carinhosas e muito prestativas. Seguimos em direção a Mangue Seco com muita chuva e o acesso é de terra então demos a volta. Fomos pela SE 368 até chegarmos a BR 101 para Estância (SE).

Sergipe

Em Estância (SE) seguimos o sentido da praia do Saco que está do lado de Sergipe para tentarmos ir a Mangue Seco (BA) de barco. Infelizmente não conseguimos a chuva deixou o mar muito agitado e destruiu alguns restaurantes em praia do Saco que ficavam bem pertinho do mar. Fomos pela estrada da costa até chegarmos a Aracajú. Encontramos Sara e Renato no camping do CCB, conhecemos Aracajú a cidade histórica de São Cristovão. Saímos de Aracajú no dia 06 de julho de 2010 em direção ao litoral pela BR 101 até Igreja Nova e Penedo.

Alagoas

Em Pontal do Peba, município de Piaçabuçu; ficamos na Pousada do Maninho e fomos conhecer a foz do rio São Francisco. Mar, praia e dunas tudo muito lindo e deserto. Adoramos. Em Pontal do Cururipe o artesanato é muito bonito e o local também, Lagoa Azeda e depois praia do Gunga município de Roteiro (AL). Nesta praia tem falésias e projeto Tamar. A praia é particular, aberta até às 18 horas para os turistas, tudo muito organizado e recebe motorhomes. O mirante antes da praia é imperdível, a vista é maravilhosa. A chuva intensa provocou muita ressaca e trouxe um pouco de sujeira para praia.Na praia do francês muitos restaurantes terão de ser reconstruídos. Em Maceió ficamos em um camping na praia Cruz das Almas.

Depois de Conhecermos Maceió, fomos para São Miguel dos Milagres e em Porto de Pedras pegamos a balsa para atravessarmos, uma balsa muito pequena e um carro grande demais. Depois de algumas tentativas para entrar na balsa conseguimos e fomos em frente. Barreiras, Bitingui, Japaratinga, São Bento e muitos outros vilarejos que não constam no mapa. Chegamos a Maragoggi, a chuva não deu trégua e ficamos na pousada Shalon Beach que tem instalação para motorhome. Conhecemos as praias e a cidade como chovia muito não fomos conhecer as piscinas que ficam no mar.

Pernambuco

Chegamos a Porto de Galinhas em Pernambuco, no dia 12 de Julho de 2010. O lugar que nos indicaram que recebiam motorhomes, era muito sujo, então fomos procurar um lugar para ficarmos, conseguimos entre duas casas num terreno vago. Uma casa nos cedeu luz e a outra a água. Tudo bem tranquilo. Porto de Galinhas é maravilhoso, as piscinas naturais, as jangadas, as praias. Percebemos que os Resorts estão fechando as praias e com certeza futuramente, não veremos mais praias se não estivermos hospedados em um deles. Voltamos pela BR 101 e chegamos a Olinda. Em Olinda, como em todas as cidades históricas, nãoconseguimos lugar nas pousadas porque os portões são estreitos e o carro não entra. Assim procuramos um posto de combustível para ficarmos; eu não estava me sentindo bem. Conseguimos um posto BR perto de um destacamento da Polícia Militar. A gerente Senhora Gema, nos atendeu e foi muito prestativa, providenciou energia elétrica e depois ligou para uma farmácia de sua confiança para trazer um remédio para eu tomar. Gema nos apresentou sua família. Quando melhorei fomos conhecer Recife e Olinda. De todas as cidades históricas que passamos Olinda é a mais conservada. No dia que fomos embora Gema nos presenteou com CDS de cantores da região.

Paraíba

Entre Conde e Mata D’água, dormimos num posto BR que tem lugar para Motorhomes. Para utilizar o banheiro deles é preciso pagar, tudo é muito limpo e organizado com segurança. Valeu a pena. Tambaba é uma praia de nudísmo que fomos conhecer apenas no trecho que é permitido com roupas. Em João Pessoa conhecemos os pontos turísticos, praias e ficamos no Camping do CCB. João Pessoa é muito bonita e moderna, gostamos muito. Em Cabedelo conhecemos o forte de Santa Catarina e o pôr- do- sol que é famoso.

Rio Grande do Norte

Chegamos no dia 20 de julho em Barra do Cunhaú, município de Cangaretama, Rio Grande do Norte. Na área ao lado do Restaurante do Tonho se permite motorhome. Ele é muito prestativo e nos cedeu luz e segurança. Barra do Cunhaú é belíssima, o rio Cunhaú deságua no mar e tem muitas fazendas de camarão. Do lado direito da Barra se atravessa de balsa para Baia Formosa e do lado esquerdo da cidade para praia da Pipa. Barra do Cunhaú não é muito frequentada pelos turistas, mas com certeza vale a pena conhecer. Para continuar para Natal, voltamos até a BR 101, Renato e Sara ficaram em Nísia Floresta, no camping do CCB. Nós fomos para o camping Pesqueiro da Colônia Pium, chamado praias belas, NR 313 km 13. O camping tem uma ótima estrutura, piscinas, pesque-pague, restaurante, sala de jogos, pertence ao município de Parnamirim, indo pela orla marítima, Natal esta distante 10 km. Fomos de moto conhecer Pirangi, onde tem o maior cajueiro do mundo, conhecemos as praias locais, cidade de Natal com seu artesanato e suas praias belíssimas. Genipabu é imperdível, a beleza da natureza e os passeios atraem turistas de todo Brasil e do exterior. O Rio Grande do Norte, deve constar do roteiro turístico de todos que queiram conhecer as belezas do Brasil.

Ceará

Deixamos o Rio Grande do Norte com tristeza, gostaríamos de conhecer mais lugares, mas temos uma programação. Fomos para Canoa Quebrada. Nosso carro não coube no portão de entrada do camping, somente para carros pequenos. Ficamos na pousada do Argentino que fica do lado do camping, muito gente boa. A movimentação de Canoa Quebrada e Morro Branco é intensa, os bugueiros ficam em um posto de gasolina, (Posto Sol) oferecendo os passeios. Na praia das fontes, a água doce brota do aquífero guarani entre dunas e falésias, canalizaram e se pode tomar banho de água doce a qualquer hora. No Ceará tem muitos cataventos que produz energia aeólica. Fizemos muitos passeios em Barro Branco e no dia 31 de julho chegamos a Fortaleza, ficamos no camping da COFECO, que fica a 15 km de Fortaleza e a 18 km do Beachpark. Dois lugares imperdíveis e com muitas atrações turísticas. A COFECO é um ótimo lugar para ficar, conhecemos o José Marques, Mauri e Eva.

Trajeto da Volta

Pela BR 116 saímos em direção a Brasília, dormimos em Salgueiro na Paraíba. Em Feira de Santana, pernoitamos no posto Tropical da Esso que tem estacionamento para Motorhome. Para Chapada Diamantina usamos a BR 142 sentido a Itaberaba. Na Chapada Diamantina tem camping, mas somente para carros pequenos, ficamos no restaurante que informaram que aceita Motorhome. Fomos fazer os passeios que tem de ter guia, não tem sinalização e os turistas podem se perder. Continuamos pela BR 242 até Eduardo Magalhães, seguimos pela BR 020 no sentido de Brasília. Dia 08 de agosto de 2010 chegamos a Brasília, a capital do País é muito linda mesmo, de Brasília fomos a Anápolis e Goiás Velho, antiga capital. Seguimos para Barra do Garças (MT), Chapada dos Guimarães(MT), Cuiabá(MT),Rondonópolis(MT),Alto Araguaia(MT) e Ilha Solteira(SP).

São Paulo: (Saída 04-06-2010 ) Ilha Solteira, Araraquara, Rio Claro, Limeira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Espírito Santo do Pinhal

Minas Gerais: (Entrada 07-06-2010) Andradas, Santa Rita de Caldas, Pouso Alegre, Careaçu, Varginha, Lavras, São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Sabará, Belo Horizonte, João Molevade.

Espírito Santo: (Entrada 13-06-2010) Guarapari, Vila Velha, Vitória e Linhares.

Bahia: (Entrada 17-06-2010) Itabuna, Monte Pascoal, Porto Seguro, Arraial d'Auda, Santa Cruz de Cabrália, Itapebi, Canaveiras, Comandatuba, Ilha de Comandatuba, Olivença, Morro de São Paulo, Itaparica, Salvador, Arembepe, Praia do Forte, Mata de São João, Diogo, Costa do Sauípe, Porto Sauípe.

Sergipe: (Entrada 03-07-2010) Praia do Saco, Estância, Aracaju, São Cristovão.

Alagoas: (Entrada 06-07-2010) Penedo, Piaçabuçu, Pontal do Peba, Barreiras, Pontal do Coruripe, Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Maceió, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi.

Pernambuco: (Entrada 12-07-2010) Porto de Galinhas, Recife, Olinda

Paraíba: (Entrada 17-07-2010) Conde, Praia de Tambala, Praia do Seixas, João Pessoa, Cabedelo.

Rio Grande do Norte: (Entrada 21-07-2010) Canguaretama, Barra do Cunhau, Baia Formosa, Praia da Pipa, Nizia Floresta, Piranji do Sul e |Norte, Pium, Praia de Ponta Negra, Natal, Praia de Rendinha, Praia de Genipabu.

Ceará: (Entrada 25-07-2010) Canoa Quebrada, Beberibe, Morro Branco, Aquiraz, Prainha, Porto de Dunas, Cofeco, Fortaleza.

 

Volta 02-08-2010
Fortaleza CE, Feira de Santana BA, Diamantino BA, Chapada de Diamantina BA, Barreiras BA, Brasília DF, Goías Velho GO, Aragarça GO, Barra Garça MT, Chapada dos Guimarães MT, Cuiabá MT, Rondonopólis MT, Ilha Solteira SP, dia 18-08-2010.